Por: Gabriel Ponte
As expectativas de inflação nos Estados Unidos para um ano recuaram 0,1 ponto percentual, a 3,6%, de acordo com levantamento do Federal Reserve de Nova York realizado em outubro e divulgado nesta segunda-feira. A projeção representa uma desaceleração frente a setembro, quando a inflação projetada para o intervalo de um ano era de 3,7%.
O estudo apontou que as expectativas de inflação em cinco anos também recuaram 0,1 ponto percentual, a 2,7%. Para três anos, por sua vez, as expectativas se mantiveram inalteradas em 3,0%.
A pesquisa mensal do Fed de Nova York tem representatividade nacional e é realizada com cerca de 1,3 mil famílias. O levantamento é considerado uma “prévia” da inflação ao consumidor nos EUA (CPI, na sigla em inglês).
A pesquisa também mostrou pouca mudança, entre os respondentes, sobre as perspectivas para o mercado de trabalho. O relatório mostrou uma melhoria na forma como as famílias encaram a atual situação financeira, embora com uma perspectiva “mista” para o próximo ano.
A pesquisa do Fed ocorre em um momento no qual dados econômicos apontam sinais mistos para a trajetória dos preços e o banco central decide sobre o potencial encerramento do ciclo de aperto da política monetária em dezembro.
A estabilidade da pesquisa do Fed contrasta, por exemplo, com as expectativas observadas no índice de sentimento do consumidor, medido pela Universidade de Michigan. De acordo com esta, em novembro, os consumidores americanos projetaram inflação anual de 4,4% para o período daqui a 12 meses, ante 4,2% no levantamento de outubro.
(GP | Edição: Leandro Tavares | Comentários: equipemover@tc.com.br)