Por Giovanna Tegani*
As últimas semanas foram repletas das chamadas “Live NPC” e, principalmente no Tiktok, o conteúdo já é viral. A sigla NPC significa “Non Playable Character”, ou seja, “Personagem Não Jogável”, e é um termo bastante comum no mundo dos games. O título refere-se aos personagens que fazem parte da história e interagem com o jogador, mas não possuem outras funções e não podem ser manipulados.
Nas referidas lives, as pessoas agem como se fossem personagens não jogáveis, com movimentos característicos, falas repetidas para cada tipo de ação e até mesmo alguns “bugs” que são recorrentes neste tipo de NPC.
Antes da febre dos NPCs, um grupo bastante específico de criadores lucrava com este tipo de conteúdo. Normalmente, meninas jovens, com maquiagens artísticas e perucas coloridas emulavam a aparência dos personagens de videogame, unindo o imaginário gamer a uma espécie de fetiche digital.
Porém, com a monetização da plataforma, diversas personalidades se interessaram pela live NPC e perfis muito diferentes de pessoas se apropriaram dos movimentos e estética desse tipo de conteúdo. Não demorou muito para que o formato de live se tornasse piada entre os usuários e os conteúdos de cunho humorísticos dominassem todo o espaço NPC nas redes sociais.
Ok, agora que você já entendeu o que é a live NPC, compreendamos como isso pode ser lucrativo. Durante as lives, o personagem NPC reage aos presentes recebidos pela audiência, normalmente com padrões repetitivos de comportamento. Por isso, a base de pessoas que está assistindo a live, envia presentes virtuais, que posteriormente são convertidos em dólar, já que equivalem a moedas compradas no Tiktok.
Esses presentes podem ser adquiridos financeiramente pelos usuários, ou podem ser recebidos da plataforma após concluir desafios. Suponhamos: você passa 2h assistindo à Tiktoks e ganha o badge do Milho. Este badge pode ser utilizado para presentear os criadores que estão em live. Em contrapartida, o criador NPC tem uma reação pré-determinada ao receber um badge de Milho durante a live.
E, se você acha que os centavos de dólar são poucos, está enganado. Uma criadora de conteúdo debochou de contratos de trabalho pela CLT após ganhar mais de U$ 200,00 em apenas duas horas de live NPC.
E isso acontece porque, além da audiência querer ver qual é a reação do NPC em cada badge, também existe uma brincadeira interna que é você “travar” o NPC. Ou seja, a pessoa recebe tantos presentes de forma repetida, que precisa repetir consecutivamente a reação combinada para o presente e acaba “travando”. Mas lembre-se, cada badge é também um valor em dinheiro para o criador. Ou seja, essa é a “brincadeira” mais lucrativa que pode acontecer durante uma live NPC.
A criadora de conteúdo PinkyDoll já expôs publicamente que chega a faturar US$ 3 mil (R$ 14,5 mil) por transmissão. O humorista e youtuber Felca fez uma brincadeira ironizando o formato e, em quatro horas de live, lucrou o equivalente a R$ 25.000,00 em presentes com a sua imitação de NPC.
Com esse volume financeiro, as lives NPC são atrativas para as pessoas que querem ganhar dinheiro com a internet. E aí, você acredita que essa forma de monetizar persistirá?
*As opiniões dos colunistas do FLJ não refletem a posição do veículo.