Pesquisa vê aumento em risco político do país

Brasileiro passa a ver "enfraquecimento da democracia" entre maiores problemas, mostra AtlasIntel

Brasileiro passa a ver "enfraquecimento da democracia" entre maiores problemas, mostra AtlasIntel

São Paulo, 28/08/2025 – O “enfraquecimento da democracia” entrou para a lista das principais preocupações dos brasileiros, ultrapassando temas como “economia e inflação” e “pobreza, desemprego e desigualdade”, segundo pesquisa da AtlasIntel divulgada hoje pela Bloomberg.

De acordo com a AtlasIntel, 25% veem o enfraquecimento democrático entre os três “maiores problemas do Brasil”, acima dos 22% da sondagem anterior e dos 15% em outubro de 2024, quando o assunto aparecia em último lugar em uma lista levada aos entrevistados.

Em série de dados do instituto de pesquisas iniciada em outubro de 2024, é o maior índice de preocupação já apontado com a democracia, e o segundo mês consecutivo em que o tópico entra para os três mais citados – cada entrevistado pode apontar três dos “maiores problemas” do país na pesquisa.

Em meio a acusações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Judiciário brasileiro estaria tomando decisões de censura e “perseguição” ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a preocupação com a democracia se juntou à corrupção e criminalidade & tráfico de drogas no “top 3” de desafios do país, segundo a pesquisa.

Atrás, na pesquisa, aparecem preocupações com “economia e inflação”, com 21% de citações – o tema ocupava o terceiro lugar até junho, com 28%.

JUSTIÇA, REDES

Preocupações com o “mau funcionamento da Justiça” também aumentaram na pesquisa da AtlasIntel, entrando na lista de maiores problemas para 20%, de 18% no levantamento anterior, e na comparação com apenas 15% em outubro de 2024, embora abaixo de um pico de 23% em novembro de 2024.

A pesquisa também mostra apoio da maioria a uma maior regulação de redes sociais, com 48,3% citando preocupações com “notícias falsas, discurso de ódio e exploração de vulneráveis”. Por outro lado, 37,7% veem “riscos de censura e limitação da liberdade de expressão” nos debates sobre o tema.

Para 46%, a regulação das redes, “mesmo com boas intenções, pode levar à censura e à limitação da liberdade de expressão”, enquanto 53% discordam dessa afirmação.

RISCO POLÍTICO

A AtlasIntel também mostrou um salto no “índice de risco político” do Brasil, para 47 pontos, em uma escala de 0 a 100, ultrapassando o Chile, que ficou com 46 pontos, e empatando com Colômbia (47) e se aproximando de Argentina (48). O índice do Brasil em agosto foi o maior de série histórica iniciada em outubro de 2024.

Segundo AtlasIntel, o índice “captura vulnerabilidades estruturais que podem comprometer a governabilidade, enfraquecer instituições e aumentar a incerteza para tomadores de decisão”, monitorando indicadores como instabilidade institucional, conflitos sociais e criminalidade e corrupção.