São Paulo, 21/03/2025 – A Brava Energia adotará a partir deste ano nova metodologia de remuneração da diretoria, que terá salários abaixo de mercado e a maior parte dos ganhos associados a resultados e “destravamento do valor das ações”, disse hoje o presidente-executivo da empresa, Décio Oddone.
“No meu caso, chega a quase 90% (da remuneração associada ao atingimento de metas)”, afirmou Oddone, durante teleconferência com investidores e analistas sobre os resultados de 2024. “A maior posição do meu patrimônio pessoal está na Brava, nunca vendi nenhuma ação”, acrescentou.
As ações da Brava, criada a partir da fusão entre Enauta e 3R Petroleum, ainda não embalaram depois da operação, em setembro de 2024, e recuam cerca de 16% desde então, com investidores aguardando para ver resultados de ganhos de sinergia entre os ativos das empresas.
A Brava também pretende incentivar os funcionários a serem acionistas, com possiblidade de conversão de parte da remuneração em ações, visando desenvolver “sentimento de dono”, disse Oddone.
SINERGIAS
A Brava estima ter alcançado 30% das sinergias previstas na fusão 3R-Enauta até o final de 2024, e a totalidade dos ganhos deve ser obtido até o final de 2025, disseram executivos em teleconferência.
A companhia também passa por fase de revisão de portfólio, e colocou à venda todas concessões onshore, embora depois tenha recuado e decidido negociar apenas os ativos na Bahia.
“Recebemos ofertas não-vinculantes por parte e pela totalidade dos ativos onshore, mas decidimos, tendo em vista importância estratégica e benefícios proporcionados pelas sinergias, não avançar nas discussões sobre os ativos no Rio Grande do Norte. E seguir na Bahia. Mas o raciocínio é o mesmo, só (vamos vender) se tiver oferta que atribua o devido valor aos ativos”, disse Oddone na teleconferência.
RESULTADOS
A Brava reportou prejuízo líquido de R$1 bilhão no 4T, ante lucro de R$474 mi no 4T23, em um trimestre marcado pela paralisação do importante campo de Papa Terra e transição para novo navio plataforma em Atlanta, principal ativo da empresa.
“Apesar de ser o primeiro reporte completo da empresa combinada, ele reflete o passado, não reflete o quadro atual da companhia; com a paralisação de Papa Terra e a transição em Atlanta a produção offshore ficou bem abaixo da potencial”, explicou Oddone.
“Agora os resultados operacionais estão começando a aparecer, a produção está subindo, Atlanta terá um dos lifting costs mais competitivos do setor. Já passamos da fase mais intensiva em capex, e vamos nos beneficiar do aumento de produção. A alavancagem agora tende a cair rapidamente”, acrescentou o CEO.
Analistas do BTG viram o 4T24 da Brava “fraco, como esperado”, mas acreditam que o trimestre pode ter marcado um “ponto de virada”, apontando para desalavancagem à frente e potencial catalisador adicional com possível venda de ativos.
Se a companhia conseguir estabilizar a produção perto dos 90 mil bpd, seria possível reduzir a alavancagem para abaixo de 1,5x ao final do ano, “abrindo caminho para distribuições de dividendos em 2026”, apontou o BTG em relatório.