Estatal avalia parcerias em etanol

Petrobras não tem interesse no controle da Braskem, diz diretor

Petrobras não tem interesse no controle da Braskem, diz diretor
Agência Petrobras

A Petrobras avalia oportunidades relacionadas à Braskem, na qual detém participação relevante, mas não pretende comprar o controle da petroquímica, disse hoje o diretor-financeiro da estatal, Fernando Melgarejo, durante teleconferência com o mercado financeiro.

“O ideal para nós seria que tivéssemos um parceiro operacional relevante, que conhecesse melhor o mercado e conduzisse a companhia da melhor forma possível”, afirmou o CFO, após pergunta de um analista.

“Não há nenhum interesse nosso em estatizar a companhia, em passar de 50% do capital”, disse Melgarejo, ao lembrar que isso teria outras implicações, incluindo necessidade de consolidar a dívida da Braskem em balanço.

A Petrobras tem 36% da Braskem, com 47% das ações ordinárias, com direito a voto. A Novonor, ex-Odebrecht, possui 50,1% das ações ON e 38,3% do total, e já admitiu em diversas ocasiões que tem conversas em andamento para potencial venda da participação, total ou integralmente.

A Braskem chegou a ser avaliada por empresas como Unipar, grupo J&F e ADNOC, de Abu Dhabi, mas nenhuma das empresas fechou negócio pela aquisição. Atualmente, a Petrobras e a PIC, do Kuwait, ainda eram vistas como potenciais candidatas à operação.

ETANOL

A Petrobras também está de olho em oportunidades no setor de etanol, com desejo investir na área, disse a CEO, Magda Chambriard. E a estatal conversa com grandes empresas para uma potencial parceria no setor, para entrar no mercado já com participação relevante, disse o diretor de Transição Energética, Mauricio Tolmasquim.

Segundo a agência Reuters, as negociações da Petrobras por ativos de etanol envolveriam os grupos Raízen, da Cosan, BP e Inpasa. A agência atribuiu a informação a fontes com conhecimento do assunto.

A notícia acelerou a alta das ações da Raízen, que já subiam. Por volta de 16h35, Raízen PN operava em máximas da sessão de 7%, a R$2,60.