Brasília, 18/6/2024 – A Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffet, elevou participação no grupo americano de óleo e gás Occidental Petroleum, enquanto se desfazia de ações da fabricante chinesa de carros elétricos BYD, embora reduzindo o ritmo de vendas no papel da companhia oriental, segundo documentos regulatórios vistos pela Mover.
A Berkshire negociou a compra de 7,3 milhões de papéis da Occidental Petroleum, com valor por ação variando ligeiramente acima ou abaixo de US$60, em compras diárias desde 5 de junho, em nove sessões consecutivas de negociação, para chegar a 29% da empresa, de acordo com informações prestadas à reguladora americana SEC, referentes a este mês.
Com as transações, a holding que tem Buffet como chairman atingiu cerca de 255,2 milhões de ações ordinárias da Occidental. Em carta anual a acionistas da Berkshire, em fevereiro deste ano, Buffett classificou a alocação na petroleira como “investimento que espera manter indefinidamente” em carteira, em linha com outras companhias, como Coca-Cola e American Express.
Também segundo Buffett, a Berkshire detém garantias perante a Occidental que a permitem adquirir, por um preço fixo, ações da petroleira em um período superior a cinco anos. Na ocasião, Buffett pontou, no entanto, que a Berkshire não tem interesse em comprar o controle e gerir a empresa.
A Occidental é a sexta maior posição acionária da Berkshire, atrás de companhias como Apple, Bank of America, American Express, Coca e Chevron. A Berkshire é a maior investidora institucional da Occidental.
BYD À VENDA
Embora tenha voltado a alienar ações da BYD, a holding de Buffet tem reduzido o ritmo de vendas, em meio à recuperação do papel da empresa na bolsa de valores de Hong Kong.
Entre outubro de 2023 e junho de 2024, a holding reduziu participação detida na companhia chinesa em 1%, ritmo muito menor ante observado entre agosto de 2022 e junho de 2023, quando reduzia a participação em 1% na base mensal, de acordo com cálculos da Bloomberg.
Atualmente, a holding de Buffett detém participação total de 6,9% na BYD.
Em 13 de junho, os papéis da montadora elétrica alcançaram 239,4 dólares de Hong Kong, maior patamar desde novembro de 2023, recuperando-se na esteira de uma sólida previsão de vendas para este ano e lançamento de novos produtos. Os papéis acumulam alta em torno de 7,8% neste ano em Hong Long.
Embora a BYD tenha projetado aumento das vendas em 20% no ano de 2024, o grupo enfrenta pressões por parte de mercados estrangeiros, como Estados Unidos e União Europeia, que anunciaram imposição de tarifas adicionais sobre veículos elétricos importados da China, buscando frear uma onda de importações que segundo políticos prejudica empresas locais.
(GP | Edição: Luciano Costa | Comentários: equipemover@tc.com.br)