Tesouro faz primeira emissão de dívida externa em quase dois anos

O objetivo é "dar continuidade à estratégia do Tesouro Nacional de promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo"

Unsplash
Unsplash

Por: Machado da Costa

O Tesouro Nacional anunciou, nesta quarta-feira, que fará a primeira emissão de títulos em dólares no mercado internacional em quase dois anos. O departamento não informou o volume financeiro esperado com a operação.

De acordo com o comunicado, será uma emissão de títulos de 10 anos e com vencimento em 2033. O objetivo é ‘dar continuidade à estratégia do Tesouro Nacional de promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, e antecipar financiamento de vencimentos em moeda estrangeira”.

O resultado da emissão será divulgado ao final do dia de hoje, informou o Tesouro. Os bancos mandatados para coordenar a emissão são Bank of America, BNP Paribas e Morgan Stanley.

A última emissão do Tesouro de títulos de dívida soberana foi em 7 de julho de 2021. À época, o Tesouro fez duas emissões: uma de títulos com prazo para 10 anos — com vencimento para 2031 — e outra para 2050. Foram captados US$2,25 bilhões com aquela emissão.