Por Bruno Andrade
O presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, se reuniu com o Movimento Sem Terra (MST), revela postagem feita nesta quarta-feira (27) na página do CEO na rede social X, antigo Twitter.
“Recebemos as lideranças do MST na sede do Rio de Janeiro. Representados pelo grande João Pedro Stédile, nossos companheiros nos apresentaram as principais iniciativas do movimento voltadas para capacitação e desenvolvimento do setor agrário no país”, escreveu Prates.
O encontro na Petrobras ocorreu em momento em que representantes do MST têm dado entrevistas à imprensa citando “insatisfação” com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um coordenador do movimento, João Paulo Rodrigues, disse à Folha no sábado (23) que o movimento quer ser mais ouvido em Brasília para evitar que as reclamações terminem em protestos ou ocupações.
De acordo com o CEO da Petrobras, o MST está desenvolvendo uma fábrica de bioinsumos feitos a partir de lixo orgânico. A primeira deve ser instalada no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
“O MST está construindo o diálogo para reforçar a infraestrutura dos centros de formação popular e para implementar projetos piloto voltados à produção de sementes de hortaliça, alimentos orgânicos”, afirmou Prates.
O presidente da empresa não deu novos detalhes sobre a importância da Petrobras nos projetos do MST e nem se a petroleira financiaria a fábrica de bioinsumos.