Por Bruno Andrade
O prazo estabelecido pelo Procon-SP para a Netflix prestar esclarecimentos sobre a taxa de R$ 12,90 por usuário fora da mesma residência termina nesta quarta-feira (07). O órgão de defesa do consumidor notificou a companhia na quinta-feira da semana passada.
Segundo o diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-SP Rodrigo Tritapepe, as explicações relacionadas à nova forma de cobrança de assinaturas necessitam de maior detalhamento para que os especialistas do órgão de defesa do consumidor firmem o posicionamento sobre a questão.
“Solicitamos e já recebemos informações preliminares da Netflix sobre o assunto. Após nossa análise, requisitamos uma reunião presencial com o fornecedor para esclarecimento das informações recebidas e, com base nos relatos dos consumidores, houve uma solicitação para complemento dessas informações”, finaliza Rodrigo.
A Netflix comunicou os usuários sobre a mudança de preços no dia 23 de maio. O anúncio repercutiu negativamente para usuários brasileiros e muitos alegaram que vão cancelar a assinatura, pois o preço vai ficar muito salgado.
Atualmente, a Netflix possui quatro planos diferentes. O primeiro custa R$18.90 e contém anúncios, além de não ter o catálogo completo. O último plano, custa R$55,90 e permite a reprodução simultânea em até 4 telas com a possibilidade de download dos filmes e séries em até 6 aparelhos.
O Procon notificou a empresa após forte reclamação ao órgão.