Por: Luca Boni
Os preços do petróleo do tipo Brent reverteram os ganhos e passaram a operar em queda, em meio ao primeiro discurso público do líder do grupo terrorista Hezbollah, Hassan Nasrallah, desde o início da guerra entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas.
Perto das 11h00, os contratos futuros do petróleo Brent operavam em queda de 1,06% cotados a US$85,98 por barril.
De acordo com notícias veiculadas pelo jornal Al Jazeera, Nasrallah começou seu discurso ressaltando que a guerra “ é uma batalha, que continua nos níveis humanos, éticos e religiosos” e que a operação do Hamas estabeleceu uma nova fase histórica contra Israel.
O líder do Hezbollah disse ainda que não há indicação dos próximos movimentos do grupo terrorista, que os países árabes e muçulmanos deveriam trabalhar juntos para acabar com a guerra em Gaza e que “o inimigo” estaria ameaçando o Líbano.
Nasrallah enfatizou que a organização tem dois objetivos: o primeiro é parar a guerra em Gaza e o segundo é que o Hamas seja vitorioso.
O líder do Hezbollah disse também que o Irã não tem nenhum controle sobre qualquer decisão tomada pelos grupos terroristas que atuam na região e que todas as ofensivas contra Israel são responsabilidade do Hezbollah e do Hamas.
Nasrallah disse que o que está acontecendo em Gaza mostra a “tolice e a incapacidade” de Israel e chama o país de “frágil”. Ele também afirmou que Israel só será capaz de recuperar seus reféns por meio de negociações.
(LB | Edição: Juliana Machado | Comentários: equipemover@tc.com.br)