Por Artur Horta
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos aprovaram uma paralisação na próxima sexta-feira, em protesto contra a venda de ativos pela Petrobras (PETR4).
Em comunicado à imprensa, a FUP disse estar acionando o governo para que cumpra o papel de acionista controlador da Petrobras e oriente os indicados da União no conselho de administração da petroleira a votarem pela suspensão das privatizações.
A decisão da FUP ocorre diante de um comunicado da Petrobras que, na semana passada, informou prosseguir com a venda de projetos com pré-contrato assinado, como o Polo Norte Capixaba, o Golfinho, o Camarupim, o Pescada e o Potiguar e a refinaria Lubnor.
O comunicado “acontece duas semanas após ofício do Ministério de Minas e Energia (MME) pedindo à Petrobras a suspensão, por 90 dias, da venda de ativos da petroleira, para análise e reavaliação”, ressaltou a FUP.
Para a organização sindical, é preciso deixar mais clara a recomendação do MME de suspender o processo de desinvestimentos.