Mercado de trabalho dos EUA surpreende e mostra criação de 339 mil vagas em maio

A taxa de desemprego variou 0,3 ponto percentual em maio, a 3,70%

Pixabay
Pixabay

Por: Fabricio Julião

O relatório de emprego urbano dos Estados Unidos, conhecido como Payroll, registrou a criação de 339 mil novos postos de trabalho em maio, mais que o dobro do que era esperado pelo TC Consenso, que estimava a abertura de 190 mil empregos.

A taxa de desemprego variou 0,3 ponto percentual em maio, a 3,70%, com o país registrando 6,1 milhões de desempregados, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA. O número ficou acima do consenso de projeções, que era de 3,50%, mostrando aceleração do desemprego, em contrapartida à surpresa na criação das novas vagas computadas no mês passado.

O ganho médio por hora trabalhada subiu 0,3% na base mensal, abaixo da estimativa do mercado de variação de 0,4%, enquanto na base anual, os reajustes foram de 4,3%, também quebrando as expectativas, que eram de 4,4%.

O Bureau of Labor Statistics também revisou os dados de emprego urbano nos EUA registrados em março e em abril. No primeiro caso, o resultado foi de 165 mil novos postos não agrícolas para 217 mil. Já em relação a abril, o número passou de 253 mil novas vagas para 294 mil.

Após as divulgações, as hipóteses de alta de 25 pontos-base nos Fed Funds subiu a 34,4%, de acordo com os deritavivos negociados na Chicago Mercantile Exchange (CME). Ontem, as apostas apontavam para 20,4% de probabilidade.