Por Bruno Andrade
”Lamento profundamente minha participação nas ações do conselho. Nunca tive a intenção de prejudicar o OpenAI”, disse Ilya Sutskever, cientista-chefe e membro do conselho de administração da empresa que desenvolveu o ChatGPT. O pronunciamento foi feito por meio de sua conta no X, antigo Twitter, nesta segunda-feira (20).
A fala de Sutskever é uma defesa do mesmo após ser o principal suspeito de ter articulado a demissão do co-fundador e ex-CEO da OpenAI, Sam Altman, na última sexta-feira (17). De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Altman foi demitido após insatisfação da cúpula liderada por Sutskever, que alegou que o antigo CEO desenvolvia produtos de inteligência artificial sem a cautela considerada adequada.
Altman foi contratado pela Microsoft para liderar uma equipe de pesquisa avançada em Inteligência Artificial após a demissão. O anuncio animou o mercado, por volta das 16h09min de hoje, as ações da empresa de subiam 2,09%, a US$377,59.
Em nota, a OpenAI disse na sexta-feira que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”.
No entanto, a saída do antigo presidente da empresa causou uma debandada no alto escalão da empresa, com a saída de Greg Brockman, também co-fundador e engenheiro-chave por trás dos sucessos da OpenAI. Ele também acabou sendo contratado pela Microsoft após a demissão, para liderar uma equipe de pesquisa avançada em Inteligência Artificial.
Para piorar a situação, os demais funcionários assinaram uma carta com ameaça de pedidos de demissão coletiva se Altman não voltar ao comando da empresa. Todos asseguraram que vão para a empresa da Microsoft, seguindo Altman e Brockman.
“Nós podemos optar por renunciar à OpenAl e ingressar na recém-anunciada subsidiária da Microsoft dirigida por Sam Altman e Greg Brockman. A Microsoft nos garantiu que há vagas para todos os funcionários da OpenAl nesta nova subsidiária, caso decidamos ingressar. Daremos este passo em breve, a menos que todos os atuais membros do conselho renunciem e o conselho nomeie dois novos diretores independentes líderes, como Bret Taylor e Will Hurd, e reintegre Sam Altman e Greg Brockman.”, diz a carta.
Agora, Ilya Sutskever tenta unificar a empresa em uma tarefa árdua e que parece praticamente impossível, a não ser que ele mesmo renuncie ao cargo e cumpra as demais exigências dos colaboradores da empresa.
No momento, a OpenAI está sob comando do ex-CEO da plataforma de streaming Twitch Emmett Shear. A companhia foi criada do zero em 2015 por Altman, Brockman e Sutskever e hoje é avaliada em mais de US$80 bilhões.