Música dos Beatles será lançada este ano com uso de inteligência artificial, diz McCartney

Tecnologia extraiu voz de John Lennon de gravação inédita

Reuters News Brasil
Reuters News Brasil

Por Reuters

Uma “última” música dos Beatles, com a voz do falecido John Lennon, será lançada este ano graças ao uso de inteligência artificial, disse Paul McCartney.

Em entrevista à BBC Radio 4 que foi ao ar nesta terça-feira (13), McCartney não informou o nome da faixa, mas afirmou que a tecnologia foi usada em “uma demo que John tinha, na qual trabalhamos”.

“Então, quando viemos para fazer o que será a última gravação dos Beatles… conseguimos pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA (inteligência artificial), para que pudéssemos mixar a gravação como você faria normalmente”, disse o cantor e compositor, de 80 anos.

“Acabamos de terminar, será lançada este ano.”

A BBC informou que a música provavelmente seria “Now and Then”, que Lennon gravou como uma demo em 1978, dois anos antes de sua morte em 1980.

McCartney disse que o diretor Peter Jackson usou a tecnologia para a série de documentários de 2021 “The Beatles: Get Back”, que mostra o Fab Four fazendo seu álbum de 1970 “Let It Be”.

“Ele conseguiu extrair a voz de John de um pequeno pedaço de fita cassete”, afirmou McCartney.

“Tínhamos a voz de John e um piano, ele conseguiu separá-los com IA.”

O uso da IA na música tem despertado entusiasmo e medo do que a tecnologia poderia trazer. Questionado sobre isso, McCartney disse: “É uma coisa muito interessante… é algo que todos estamos enfrentando no momento e tentando lidar”.