Por: Felipe Corleta e Patricia Lara
As expectativas para a taxa terminal de juros nos Estados Unidos subiram após a divulgação dos dados de inflação ao consumidor acima do esperado na terça-feira sugerir que o Federal Reserve terá de prolongar o ciclo de aperto monetário. Dados mistos divulgados nesta manhã, com varejo muito acima do esperado e contração da atividade manufatureira, mudaram pouco as apostas.
Perto das 10h53, a ferramenta CME FedWatch mostrava chances de 49,0% para que a taxa de juros atinja o intervalo entre 5,25% e 5,50% na reunião do Comitê de Mercado Aberto de junho. No fim do dia de ontem, após a divulgação do dado, essas chances eram de 51,7%. O nível segue acima da probabilidade vista no dia 8 de fevereiro, que era de 34,9%.
Para março, a probabilidade de alta de 0,25 ponto percentual está em 90,8% nesta manhã, mesmo patamar visto no fim do dia de ontem. A taxa dos Fed Funds está atualmente entre 4,50% e 4,75%.
DADOS
Divulgado ontem, o índice de preços ao consumidor nos EUA alcançou 6,4% em janeiro, no comparativo anual, ante a expectativa de 6,2%. A variação mensal foi de 0,50%, em linha com o consenso.
As vendas do varejo em janeiro subiram 3% no comparativo mensal nos EUA, segundo dados divulgados nesta manhã. Foi a maior alta desde março de 2021, resultado muito acima do consenso, de 1,8%. No mês de dezembro, houve queda de 1,1%.
O índice Empire State de atividade do setor manufatureiro ficou em -5,8 em fevereiro, indicando uma melhora ante o patamar de -32,9 do mês anterior e melhor do que o consenso de -18. A produção industrial ficou estável, abaixo do consenso de 0,5%, após queda de 1% no mês anterior.