Por Stéfanie Rigamonti
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Petrobras (PETR4) elegeu nesta quinta-feira o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Adamo Sampaio Mendes, como presidente do conselho de administração da petroleira.
A informação foi dada em primeira mão pela Reuters e confirmada pela Mover.
Ao emplacar o nome de Pietro Mendes, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), mostra sua força diante de uma disputa com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, por influência na estatal.
Além de Mendes, a assembleia de acionistas da Petrobras também elegeu como conselheiros Efrain Pereira da Cruz, número dois do MME, e Vítor Saback, secretário de Mineração da pasta, ambos indicados pelo MME.
Todos os indicados por Silveira haviam sido rejeitados pelo comitê de governança da estatal por estarem em desacordo com a Lei das Estatais e o estatuto da companhia. Contudo, a União insistiu em levar os nomes para o pleito.
Sérgio Rezende, Bruno Moretti, além do próprio Jean Paul Prates, foram os outros eleitos pela União depois de serem indicados pelo Palácio do Planalto.
Marcelo Gasparino e João Abdalla Filho foram eleitos pelos minoritários.