Juros futuros sobem com exterior e Carnaval; falas de Lula têm pouco impacto

Segundo analista, mercado de DI está tranquilo nesta sexta-feira

Unsplash
Unsplash

Por Clara Guimarães

Os contratos futuros de juros subiam nesta sexta-feira, refletindo a maior cautela no exterior e preparação para o feriado de Carnaval, ainda que a inclinação da curva longa mostre suavização, após falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à CNN Brasil, segundo analistas consultados pela Mover.

Perto das 11h30, a taxa do DI para janeiro de 2025subia 10,5 pontos-base, a 12,64%; o DI Jan/27 ganhava 10,5 pontos-base, a 12,975%; o DI Jan/29 adicionava 10 pontos-base, a 13,31%; e o de Jan/31 avançava 10 pontos-base, a 13,44%. O diferencial entre o vencimento janeiro/31 com janeiro/25 estava em 0,80 pontos percentuais, ante 0,92 pontos percentuais perto das 16h25.

Para João Luiz Braga. sócio e gestor da Encore, o mercado de DI está tranquilo nesta sexta-feira, com nenhuma influência do Lula, o que é possível avaliar devido ao fechamento de toda a curva longa.

O economista da BlueLine Asset Management, Flávio Serrano, defende a mesma posição, atribuindo o movimento à cautela no exterior, após os dados de inflação ao produtor acima do esperado elevarem o temor de maior aperto monetário nos EUA.

Serrano também cita um movimento de preparação para o feriado prolongado, que resultará nos mercados fechados por quatro dias consecutivos, e de ajuste após a queda da véspera.

“As taxas caíram ontem por conta da notícia de que haveria uma coletiva do Banco Central após a reunião do Conselho Monetário Nacional. O mercado considerou a possibilidade de anúncio de uma nova meta, taxas curtas caíram bastante, mas hoje estão devolvendo um pouco desse movimento”, disse.