Governo Lula é aprovado por 60% da população, diz Genial Quaest

Lula cresce entre evangélicos e eleitores de Bolsonaro após sensação de melhora na economia

Pixabay
Pixabay

Por Bruno Andrade

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 60% da população brasileira, mostra pesquisa divulgada pela Genial Quaest nesta quarta-feira (16). A gestão de Lula é desaprovada por 35% da população, enquanto os 5% restantes não souberam avaliar o governo. O número mostra uma alta de 4 pontos percentuais na popularidade do presidente, que antes estava em 56%.

Na avaliação geral, 42% dos eleitores consideram que o governo Lula é ótimo ou bom. Já 29% da população estima que o governo seja regular, enquanto 24% considera a gestão ruim ou péssima.

Em junho, a avaliação positiva era de 37%, a regular registrava 32% e a negativa batia os 27%. Não sabiam ou não responderam correspondiam a 4% na sondagem anterior.

“A melhora dos indicadores do presidente está relacionada à percepção sobre a economia”, diz comunicado divulgado pelo instituto Quaest, contratado pela corretora Genial Investimentos para realizar a pesquisa.

“Para 34% dos entrevistados, a economia melhorou nos últimos 12 meses. Mais importante: para 59% ela vai continuar melhorando nos próximos 12 meses. Entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro, 35% são otimistas”, acrescentou.

A pesquisa mostrou uma melhora na popularidade em todas as frentes. A melhor avaliação regional continua no nordeste, onde Lula é aprovado por 72%. O sul fica em segundo lugar, com 59% dos habitantes gostando dos serviços prestados pelo presidente.

A terceira região é a sudeste, com 55%. O norte e o centro-oeste são colocados como uma única região e ficam com 52% da população favorável ao governo.

A ampliação da avaliação positiva do presidente alcançou até setores que não simpatizavam com o petista.

A avaliação de Lula teve uma virada entre os evangélicos. Em abril, 55% dessa população desaprovava o presidente. Agora 46% desaprova e 50% aprova, os entrevistados do percentual restante não souberam responder.

A pesquisa mostrou até mesmo um crescimento de Lula dentro dos eleitores de Bolsonaro. Dos indivíduos que votaram 22 no ano passado, 25% gostam da administração do petista, enquanto 70% é contrário. Os outros 5% não souberam responder.

(Com Reuters)