Expectativas de PIB fraco para o Brasil ficaram para trás, diz Setubal

Presidente do conselho do Itaú afirmou que recessão nos EUA está descartada

Casa Lide/Divulgação
Casa Lide/Divulgação

Por: Bruno Andrade

As expectativas de um PIB fraco para o Brasil ficaram para trás, e temores de uma crise global ou nos Estados Unidos também diminuíram, disse o presidente do conselho de administração do Itaú, Roberto Setubal, nesta sexta-feira.

“O mercado tinha uma expectativa de um PIB fraco para o Brasil neste ano e em 2024, acho que isso ficou para trás e, agora as expectativas de PIB estão para o Brasil estão indo bem melhores que a esperada, visto que as coisas estão indo melhores que o esperado”, disse Setubal a jornalistas, após participar de evento organizado pelo Grupo Lide em São Paulo.

O banqueiro também comentou que as estimativas para uma recessão nos EUA “estão fora da mesa”. “Havia um grande preocupação sobre uma recessão nos EUA e no mundo também, essas expectativas também ficaram para trás, tanto nos EUA, quanto no mundo”.

As preocupações com uma crise financeira americana e global estão ligadas ao ciclo de alta de juros nos EUA, que visa conter a inflação, com o Federal Reserve buscando um “pouso suave” para a economia que permita controlar os preços sem gerar uma recessão.

O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbe, disse na semana passada que ainda não vê sinais de uma recessão econômica, e que espera ser possível evitar isso, embora tenha citado riscos no radar, como a alta dos preços do petróleo.

“Choques externos já impediram pousos suaves mais fáceis que este no passado”, afirmou ele em evento, em comentários reproduzidos por agências.