Por Bruno Andrade
A Eletrobras (ELET6) anunciou um Plano de Demissão Voluntária (PDV) com a previsão de saída de até 1.574 colaboradores, mostra documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (19). Esse é o segundo PDV desde a capitalização da empresa, feita em junho de 2022.
“Neste contexto de heterogeneidade do público elegível, as estimativas para o custeio global variam entre R$ 450 milhões e R$ 750 milhões, com um payback similar aos planos anteriormente praticados”, disse a Eletrobras.
O período de inscrição será de 20 de junho a 21 de julho de 2023. Os desligamentos ocorrerão a juízo e conveniência da companhia.
“O lançamento do PDV está associado a medidas de otimização de custos e despesas operacionais, ao Plano Estratégico 2023-27, além de viabilizar maior aderência a nova estrutura organizacional da companhia que está em fase final de modelagem e implantação”, disse a Eletrobras.
Na sexta-feira, a Fitch afirmou o rating da elétrica em ‘BB- ‘, revisando a perspectiva de estável para negativa, em meio à expectativa de menor geração de caixa, devido aos volumes de energia descontratada da companhia e ao ambiente de preços baixos no mercado de energia, que deve impedir a empresa de se desalavancar conforme esperado.
Veja o documento: