Por: Patricia Lara
O Credit Suisse engrossou o grupo de bancos que estão revisando em alta as projeções para a atividade brasileira, após o dado do Produto Interno Bruto do primeiro trimestre superar as projeções e vir acompanhado de revisões dos dados anteriormente divulgados.
O banco revisou a estimativa para a atividade econômica de 1,3% para 2,1% em 2023, segundo relatório assinado pelo time do banco, liderado pela economista Solange Srour.
Além da expansão de 1,9% do PIB no primeiro trimestre, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revisou o dado do quarto trimestre para uma contração de 0,1% na comparação trimestral, ante uma precisão anterior que apontou para queda de 0,2%.
Do lado da oferta, crescimento do PIB foi puxado pelo setor agrícola, com alta de 21,6% no primeiro trimestre, enquanto a contração foi liderada pela indústria, com queda de 0,1% no trimestre, notou o Credit Suisse.
O forte resultado da economia agrícola também afetou os serviços relacionados ao setor agrícola, como transporte e armazenamento, disse o banco. “Para o restante de 2023, esperamos que os impactos da supersafra continuem afetando a atividade, e estamos revisando nossa expectativa de PIB agrícola para este ano de 9,8% para 13,1%”, segundo o relatório.