Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway, morre aos 99 anos

Munger morreu na manhã desta terça, em um hospital no Estado da Califórnia

Berkshire Hathaway/Divulgação
Berkshire Hathaway/Divulgação

Por: Gabriel Ponte

A Berkshire Hathaway comunicou na tarde desta terça-feira a morte de Charlie Munger, aos 99 anos. Ele auxiliou seu amigo e sócio de longa data, Warren Buffett, a transformar a companhia em um império ao longo de quase seis décadas e desenvolver uma filosofia de investimentos de longo prazo. 

De acordo com a companhia, Munger morreu na manhã desta terça, em um hospital no Estado da Califórnia. “A Berkshire Hathaway não poderia ter alcançado o seu status atual sem a inspiração, sabedoria e participação de Charlie”, disse Buffett em comunicado. 

Segundo a Bloomberg, a filosofia de investimentos de longo prazo adotada por Munger em conjunto com Buffett resultou em um ganho médio anual de 20,1% para a Berkshire Hathaway entre os anos de 1965 e 2021. A métrica é quase o dobro do observado para o índice S&P500 no mesmo intervalo de tempo. 

Munger também se tornou ídolo de investidores adeptos à filosofia de longo prazo – “Buy and Hold” – e foi alçado ao posto de figura de referência dessa estratégia, juntamente com Buffett.

(GP | Edição: Juliana Machado | Comentários: equipemover@tc.com.br)