As ações da Americanas (AMER3) fecharam em alta de 2,8% e terminaram o pregão desta terça-feira (21) a R$ 1,11. A alta acontece após a empresa divulgar sua proposta de recuperação judicial, que prevê a injeção de R$ 10 bilhões pelos executivos sócios da empresa, venda de algumas companhias e outros ativos.
Segundo Davi Lelis, especialista da Valor Investimentos, o crescimento do ativo retrata exatamente como os investidores receberam a notícia. “As ações subiram e tiveram um volume de negociação maior que os dos dias anteriores, isso acena que o mercado gostou da proposta apresentada”, disse.
Para Denis Medina, economista e professor da Faculdade do Comércio, a companhia mostrar que está disposta a abrir mão de partes periféricas do seu negócio é muito positivo. “O fato da empresa entender que pode vender companhias que não fazem parte do foco da varejista, como a Natural da Terra, para salvar sua atividade principal, animou o mercado”, disse.
Por fim, ele comenta que a proposta é interessante e que pode realmente tirar a Americanas do burcaco, mesmo que parte do plano estipule que os pagamentos possam demorar 20 anos. O prazo máximo para pagar os credores ficou fixado em até março de 2043.