Por: Luca Boni
As ações PNA da Braskem (BRKM5) despencam mais de 8% no pregão desta sexta-feira, e caminham para registrar a maior queda em cerca de dois anos, após autoridades alertarem sobre risco de rompimento de uma mina da empresa em Alagoas.
O vice-presidente Geraldo Alckmin disse ontem que o governo monitora o “risco iminente de colapso” de uma estrutura da companhia em Maceió, onde ela já enfrenta problemas relacionados a um afundamento do solo em regiões de exploração de sal-gema.
Ontem à tarde, durante o pregão, a Braskem disse em fato relevante que a Justiça de Alagoas intimou a empresa a ampliar programas de compensação e reparação para quem foi prejudicado pela locomoção do solo que vem afetando Maceió desde 2018, de modo a contemplar atingidos pelo problemas mais recentes.
De acordo com o documento, o valor atribuído à causa deve ficar em torno de R$1 bilhão.
O novo problema da Braskem em Maceió surge em meio às negociações para eventual venda do controle da petroquímica pela Novonor. Investidores temem que isso possa atrapalhar o andamento do negócio, visto que, no passado algo parecido já aconteceu com a companhia, quando estavam perto de fechar um acordo com a LyondellBasell e o acordo na época foi frustrado justamente por conta de incertezas sobre a situação em Maceió e custos envolvidos.
Segundo analistas da Guide Investimentos, a intimação tem impacto negativo para a petroquímica, pois esse aumento de recursos para reparações dificilmente eram previstos pelo mercado e podem representar aproximadamente 6,6% do valor de mercado da Braskem.
“Contudo, não é certo que a Braskem se comprometerá a pagá-los. Embora achamos provável que o faça para não atrasar o processo de venda das suas ações detidas pela Novonor”, afirmaram os analistas.
Por volta das 12h às ações PNA da Braskem recuavam 8,05% a R$17,58, registrando a maior queda intradiária desde novembro de 2021. Na semana o papel acumula queda de 13,26% e no ano uma desvalorização superior a 26%.
(LB | Edição: Luciano Costa | Comentários: equipemover@tc.com.br)