Neste artigo, iremos falar dos indicadores EV/EBITDA e EV/EBIT que são formados pela relação entre o valor da firma e o seu lucro operacional.Para facilitar a leitura, dividimos o artigo nos seguintes tópicos:
- O que são múltiplos de mercado
- Múltiplo EV/EBITDA
- Múltiplo EV/EBIT
- O que seria um múltiplo justo?
- Como calcular o múltiplo EV/EBITDA justo
- Como calcular o múltiplo EV/EBIT justo
- Afinal, para que e como devo usar o múltiplo justo?
Boa leitura!
O que são múltiplos de mercado?
Os múltiplos de mercado são a comparação entre dois indicadores com intuito de entender como as empresas estão sendo avaliadas pelo mercado. Sendo assim, esses múltiplos podem ser em relação ao lucro, total de ativos, patrimônio líquido e por aí vai. De forma simplista, os múltiplos vão demonstrar o quanto o mercado está disposto a pagar em relação a algum fundamento da companhia.
Exemplo: Caso uma empresa apresente um lucro de 2 reais por ação e seja negociada a 12 reais no mercado, isso significa que ela está sendo negociada a 6x o lucro. Ou seja, o mercado está disposto a pagar 6 reais por cada unidade de lucro da companhia.
Múltiplo EV/EBITDA
O EV/EBITDA, é um múltiplo que demonstra a relação entre o valor da firma (EV) e o lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização (EBITDA). Ou seja, busca entender quantos anos de lucro operacional o mercado está disposto a pagar pelo valor total da firma.
Equação 1: EV/EBITDA[/caption]Além disso, a interpretação deste múltiplo é similar aos demais: empresas que apresentam EV/EBITDA acima das suas pares do setor, apresentam alta expectativa em relação ao seu desempenho futuro e, talvez, possam estar caras.
O EV/EBITDA apresenta algumas vantagens em relação o P/L (Preço Lucro) que são:
- Muitas empresas com lucro líquido negativo apresentam EBITDA positivo (entram no escopo da análise)
- O múltiplo pode ser usado entre empresas com alavancagem financeira diferente
- Elimina efeitos que não afetam o caixa da companhia
Múltiplo EV/EBIT
O EV/EBIT, é um múltiplo que demonstra a relação entre o valor da firma (EV) e o lucro antes de juros e impostos (EBIT). Ou seja, busca entender quantos anos de lucro operacional o mercado está disposto a pagar pelo valor total da firma.
Sendo assim, empresas que são vistas positivamente pelo mercado e apresentam grande expectativa de crescimento, tendem a ter um EV/EBIT maior, refletindo o otimismo do mercado frente aos resultados futuros da companhia. Por outro lado, empresas com EV/EBIT menor, refletem desconfiança por parte do mercado em relação aos resultados futuros.
O que seria um múltiplo justo?
Ao avaliar uma empresa, um múltiplo justo seria aquele que se mostrasse coerente frente aos fundamentos da companhia. Para calculá-lo, vamos usar indicadores fundamentalistas das empresas como o crescimento, rentabilidade, custo da dívida e alíquota de impostos. A partir disso, vamos entender qual o múltiplo a empresa deveria estar sendo negociada frente aos fundamentos que apresenta.
Múltiplo EV/EBITDA Justo
Como podemos calcular o múltiplo EV/EBITDA justo para uma empresa negociada em bolsa? É isso que vamos fazer agora. Para isso, vamos usar um modelo de um estágio, ou seja, para empresas que já estejam na maturidade.
Para calcular o EV/EBITDA Justo usamos:
Onde: ROIC é o retorno sobre capital investido, g é o crescimento na perpetuidade, WACC é o custo médio de capital da firma, t é a alíquota de imposto e o D depreciação
Agora, vamos fazer um exemplo com a EGIE3, empresa do setor elétrico negociada em na bolsa de valores brasileira:
Dados da EGIE3:
Portanto, a Engie Brasil Energia negocia a 8,58 vezes o Ebitda, múltiplo maior do que encontramos na forma de múltiplo justo.
Múltiplo EV/EBIT Justo
Diante disso, vamos ver como calcular o múltiplo EV/EBIT justo para uma empresa listada. Para isso, também vamos usar um modelo de um estágio, ou seja, para empresas que já estejam na maturidade.
Para calcular o EV/EBIT Justo usamos:
Equação 4: EV/EBIT ajustado[/caption]Onde: ROIC é o retorno sobre capital investido, g é o crescimento na perpetuidade, WACC é o custo médio de capital da firma e t é a alíquota de imposto.Desse modo, para efeito de comparação, também vamos fazer os cálculos com os dados da EGIE3:
Dados da EGIE3:
Portanto, a Engie Brasil Energia, negocia a 10,33 vezes EBIT, múltiplo maior do que encontramos na forma de múltiplo justo.
Afinal, para que e como devo usar o múltiplo justo?
Você deve usar os múltiplos justos como auxílio no processo de avaliação de empresas. Não é recomendado que você tome sua decisão de investimento baseada apenas em um indicador, porém, os múltiplos justos podem contribuir muito no conjunto da sua análise.