Por: Marcio Aith
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), admitiu nesta quinta-feira que pode indicar para o Supremo Tribunal Federal (STF) seu advogado Cristiano Zanin Martins.
Lula disse que deverá indicar “dois ou três” nomes para a corte, em entrevista concedida ao jornalista Reinaldo Azevedo, veiculada nos canais da Band, e não negou a possibilidade de que um desses nomes seja o de seu advogado. Segundo ele, o profissional “tecnicamente cresceu de forma extraordinária”.
“Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente ele cresceu de forma extraordinária. É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros”, disse Lula.
Zanin é um advogado brasileiro especializado em direito penal e direito processual penal, conhecido por ter sido o principal advogado do presidente em diversos processos judiciais, incluindo os casos relacionados à Operação Lava Jato.
Ele formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1995 e é mestre em direito pela mesma universidade, além de ser sócio do escritório de advocacia Teixeira, Martins & Advogados, que tem sede em São Paulo, e atuar em diversas áreas do direito, incluindo direito penal, direito empresarial e direito do trabalho.
(Colaboração de Patrícia Vilas Boas)