Por Reuters
Forças ucranianas em Kiev disseram nesta sexta-feira que derrubaram 36 mísseis e drones russos dentro e ao redor da capital durante a noite, com duas pessoas feridas por destroços antes de as autoridades suspenderem os alertas de ataque aéreo na maior parte do país.
A Rússia lançou cerca de 20 ataques com mísseis e drones em Kiev desde o início de maio, uma onda de ataques que teria como objetivo atrapalhar os preparativos da Ucrânia para uma grande contraofensiva.
Um comunicado da Força Aérea ucraniana informou que suas defesas aéreas derrubaram 15 mísseis de cruzeiro e 21 drones. Disse que uma série de drones foi lançada na noite de quinta-feira, seguida por uma saraivada de mísseis de cruzeiro enquanto as pessoas dormiam, por volta das 3h no horário local.
“Os ocupantes não estão parando suas tentativas de aterrorizar a capital ucraniana com drones e mísseis”, afirmou.
As autoridades militares da capital, escrevendo no Telegram, elogiaram as defesas aéreas da cidade e disseram que não houve relatos de danos ou vítimas.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, que relatou anteriormente duas ondas separadas de ataques, escreveu no Telegram que não houve chamadas para serviços de resgate.
Nos arredores de Kiev, as autoridades disseram que duas pessoas ficaram feridas como resultado da queda de destroços, incluindo uma criança.
“Além disso, os destroços que caíram danificaram cinco casas particulares”, declarou a administração do estado no serviço de mensagens Telegram.
A Ucrânia diz que destrói a maioria dos mísseis e drones que as forças russas usam em ataques, mas uma menina de 9 anos estava entre as três pessoas mortas em um ataque com mísseis em Kiev na quinta-feira, depois que o abrigo para o qual elas correram não abriu as portas.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que se as autoridades locais não puderem fornecer proteção, elas poderão ser processadas.
Autoridades russas relataram mais bombardeios transfronteiriços a partir da Ucrânia nesta sexta e disseram que dois drones de longo alcance atacaram infraestrutura de combustível e energia mais ao norte da Rússia, mas que nenhum incêndio foi relatado lá e não houve relatos de feridos.