Por Sheyla Santos
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse nesta quarta-feira que o Ministério da Fazenda irá anunciar amanhã uma série de medidas para fomentar Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, com foco em obras nos estados e municípios. O montante previsto com as medidas é de mais de R$100 bilhões, segundo o secretário.
O objetivo é reduzir o risco de crédito e atrair investidores estrangeiros e empresas nacionais de grande porte para projetos estaduais e municipais, e não apenas federais.
“A grande dificuldade dos investidores é o risco”, frisou. “O Tesouro vai dar garantia de crédito em relação aos projetos estaduais”, explicou Ceron em entrevista à GloboNews.
Segundo o secretário, também nesta quinta-feira será anunciado um programa de debêntures incentivadas. Na prática, quem adquirir uma debênture garantida pelo Tesouro receberá um incentivo tributário. “Vamos estimular isso para incluir a infraestrutura social, que afeta diretamente a população”, disse.
De acordo com Ceron, projetos como parques e que envolvem infraestrutura do sistema prisional receberão incentivo, além de obras relacionadas à educação infantil e ao ensino técnico.
“A gente não tem uma meta relacionada à geração de empregos. Com esse montante, estamos falando na casa de dezenas de milhares de empregos para a população”, apontou.
Também amanhã, a Fazenda pretende anunciar um pacote de medidas para melhorar o ambiente de crédito, conforme havia sido adiantando pelo ministro da pasta, Fernando Haddad (PT).