Presidência da Caixa Econômica segue na mira do centrão

Partido de Atrhur Lira cobiça dirigir o banco

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Sheyla Santos

Além decobiçar as pastas do Turismo, Esporte e do Desenvolvimento Regional, que tem o robusto orçamento do Bolsa Família como vitrine, a Caixa Econômica Federal continua na mira dos partidos do Centrão.

Diante da fritura, a presidente do banco, Rita Serrano, tem intensificado as divulgações positivas da instituição e se reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a Folha de S. Paulo, além da presidência, que ainda está em discussão se irá ou não para o PP, outros cargos estratégicos, como a vice-presidência e as superintendências do banco, também estão no balcão.

A seguir, confira as notícias do mundo político que podem ter algum impacto hoje nos mercados.

MANCHETES DOS JORNAIS

Valor Econômico: Maioria das empresas abertas deve mostrar resultados fracos no 2º tri

O Estado de S. Paulo: Crimes virtuais disparam; a cada minuto, 3 brasileiros sofreram golpes em 2022

O Globo: Número de mortes violentas é o menor na última década

Folha de S.Paulo: Mortes violentas no Brasil caem a menor nível em 12 anos

DESTAQUES DO DIA

Lula se reúne com o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Tesouro Nacional publica o relatório mensal da dívida pública de junho.

Ministério do Planejamento e Orçamento divulga o relatório de avaliação de receitas e despesas primárias referente ao terceiro bimestre.

ECONOMIA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que não irá antecipar a reforma tributária que incidirá sobre o patrimônio e a renda, porque não quer “atropelar” a tramitação da reforma que incide sobre o consumo em andamento no Senado. “Ninguém está pensando em ajuste fiscal sobre a reforma do consumo e da renda”, afirmou, pontuando que o ajuste fiscal está sendo feito pelo governo por meio do corte de penduricalhos. (Mover)

Haddad disse que as duas etapas da reforma tributária — com incidência em consumo e renda — devem ser neutras entre si. Segundo ele, se o governo melhorar a arrecadação com a reforma de renda, como consequência, esse movimento tem que permitir a redução do imposto sobre o consumo. (Mover)

O chefe da Fazenda e o secretário de reformas econômicas da pasta, Marcos Pinto, lançaram ontem uma agenda de reformas financeiras do governo para promover aprimoramentos regulatórios e aumentar a eficiência nos mercados financeiros, de capitais, seguros e resseguros, além de capitalização e previdência complementar. No cronograma previsto, os debates sobre 17 temas de interesse aos setores serão realizados até dezembro e enviados ao Congresso no início de 2024. (Mover)

POLÍTICA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Cozinha Solidária. O orçamento do programa passou de R$2 milhões em 2022 para R$500 milhões em 2023. (Mover)

O ministro do Tribunal de Contas da União Aroldo Cedraz, que relata um processo sobre a Braskem na Corte, deverá conceder uma liminar suspendendo a venda do controle da companhia na próxima semana, segundo duas fontes a par do assunto. A decisão se daria em processo movido pelo senador Renan Calheiros (MDB), que exige a suspensão de mudança no controle da companhia até que esta indenize as famílias vítimas de um afundamento do solo em Maceió (AL). (Mover)

ESTATAIS

A Petrobras afirmou que ainda não tomou nenhuma decisão sobre o processo de desinvestimento no Polo Bahia Terra. A afirmação da companhia foi feita à Comissão de Valores Mobiliários logo após o canal CNN Brasil ter noticiado que a petroleira não iria se desfazer do ativo. (Valor)

As unidades da Caixa Econômica Federal abrem hoje uma hora mais cedo para atender a uma maior demanda em razão do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo. (Mover)

AGENDA

O presidente Lula recebe, às 9h, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Às 10h, recebe o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Às 11h, participa do lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS) e assinatura de atos.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, recebe, às 10h30, na vice-presidência, o presidente da Honda South América, Atsushi Fujimoto. Às 10h, reúne-se com o presidente da Associação Brasileira dos Shopping Centers, Glauco Humai.

Às 15h, recebe o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais (Abrefen), Frederico Fernandes Bernardez. Às 16h, reúne-se com o vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Ali Hussein El Zoghbi.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), cumpre agendas em São Paulo. Às 10h30, participa de reunião virtual com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney. Às 12h, participa de reunião virtual da 326ª RCA – ITAIPU Binacional – Conselho de Administração.

Às 15h, encontra-se com o presidente do Conselho de Administração da COPERSUCAR, Luís Roberto Pogetti.