Por Bruno Andrade
O Brasil viveu hoje uma nova experiência para baratear os carros de entrada, os mais baratos. O anúncio foi feito pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. A proposta é reduzir alguns impostos como IPI e PIS/Cofins para carros até R$ 120 mil. Nas expectativas do governo, o desconto médio sobre os veículos seria 10,79%.
Todavia, o preço do carro popular pode não cair para o patamar desejado pelo governo Lula, disse Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento da Jato Brasil, ao Faria Lima Journal (FLJ) nesta quinta-feira (25). Segundo ele, o valor do carro popular pode cair para R$ 60 mil com as novas medidas do governo.
Segundo Milad, o preço médio do carro mais barato no mercado está na casa dos R$ 69 mil. Com o desconto projetado pelo governo, o valor pode ficar entre R$ 58 mil e R$ 61, a depender da sazonalidade do período.
“O número pode ser uma decepção por um lado, visto que o governo queria que o valor chegasse a R$ 55 mil”, disse. No entanto, ele comenta que se compararmos com o preço em dólar, os esforços do governo podem ser reconhecidos.
“Atualmente, os preços dos veículos estão praticamente dolarizados, visto a necessidade de exportação de produtos para fabricá-los. Ou seja, se convertemos os preços dos veículos em dólar, com a moeda americana valendo R$ 5, veremos que o preço do veículo de entrada fica em US$ 12 mil”, explicou.
Ainda assim, alguns economistas são mais receosos em relação às promessas do governo. Segundo o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, a medida vai causar uma redução de apenas 4,7% no preço médio de todos os veículos.
“O governo anunciou um desconto entre 10,9% e 1,5%. De maneira linear, encontramos a taxa média para faixa de 6,5% para os veículos prometidos pelo governo, que vão de R$ 60 mil a R$ 120 mil. Essa faixa limita-se a 73% de todos os veículos. Por isso, quando olhamos toda a produção do país, vemos uma redução média de apenas 4,7% no preço geral dos veículos’, disse Sanchez.
Futuro do setor automotivo
De acordo com levantamento da Jato Brasil, o preço médio do veículo brasileiro saltou 85% em cinco anos (entre 2017 e 2022). O preço médio do automóvel vendido no Brasil foi de R$ 70.877 para R$ 130.851.
“O principal motivo foi a crise dos chips e semicondutores, que teve seu pico entre 2020 e 2021. Na época a pandemia causou uma paralisação nas fábricas chinesas”, disse Milad Kalume Neto.
Ainda assim, ele comenta que a tendência atual é de estabilização dos preços, visto que a escassez dos semicondutores chegou ao fim.
“Hoje temos fábricas com a produção congelada para manter os preços dos carros em um patamar elevado, mas isso não significa que o preço dos veículos vai subir. Elas estão fazendo isso justamente porque a venda de automóveis está baixa”, concluiu Kalume Neto.