Por Bruno Andrade
A Procuradoria Geral da República (PGR) fez uma solicitação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que as plataformas de redes sociais apresentem todas as publicações do ex-presidente, Jair Bolsonaro, referente as eleições de 2022, urnas eletrônicas, forças armadas e o STF.
O pedido faz parte de um inquérito que apura os mandantes dos atos golpistas de 8 de janeiro, que tem Bolsonaro como uma dos alvos. A relatoria do caso pertence ao Ministro Alexandre de Moraes.
A petição já havia sido feita pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, o juiz apenas reiterou o pedido nesta última segunda-feira (17). A PGR também quer acesso as métricas de cada publicação, como a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários.
Segundo o pedido, a proposta é obter dados que possam “fundamentar uma análise objetiva do alcance das mensagens, vídeos e outras manifestações publicadas pelo ex-presidente da República nas redes sociais”.
Bolsonaro foi incluído no inquérito por Alexandre de Moraes dois dias após 8 de janeiro. O político já postou vídeo em suas redes sociais atacando o sistema eleitoral, mas em depoimento a PF, ele comentou que postou o conteúdo por engano.