Por: Sheyla Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que “não há outro jeito” para o Brasil, senão compartilhar a riqueza da Amazônia com o mundo. As declarações foram dadas no primeiro dia da Cúpula da Amazônia, que acontece entre hoje e amanhã, em Belém (PA).
Em sua live semanal “Conversa com o presidente”, Lula disse que o Brasil não quer apenas o dinheiro estrangeiro, cobrando a participação científica de países desenvolvidos. Ele afirmou que a região está aberta a cientistas do mundo inteiro para estudos, porém, ressaltou que pesquisadores brasileiros terão prioridade.
“Quero que a Amazônia seja um lugar que todo mundo tire proveito para explorar a riqueza da nossa biodiversidade. Não tem outro jeito, senão compartilhar com o mundo”.
Apesar de defender a abertura para a exploração da região, sobretudo por indústrias de medicamentos e cosméticos, o presidente enfatizou que preservar a floresta não é um radicalismo, e sim, uma necessidade para a sobrevivência da população.