Por: Stéfanie Rigamonti
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na manhã desta segunda-feira, no início de mais uma reunião ministerial, que a obsessão do governo agora é fazer com que o país volte a crescer.
Após os relançamentos de programas sociais neste início de governo, faltando apenas o “Luz para Todos” para ser reinaugurado, Lula disse que o foco agora para os 100 dias de governo são medidas destinadas ao crescimento do Brasil.
“Nós temos que ter como obsessão fazer este país voltar a crescer”, disse. “Eu acho que a gente vai crescer mais do que os pessimistas estão prevendo”, afirmou sobre as estimativas do mercado para o Produto Interno Bruto.
“Vamos ver o que vai acontecer quando a chamada economia micro, pequena e média começar a acontecer nos rincões deste país. Vamos ver o que vai acontecer quando as pessoas começarem a produzir mais, começarem a comprar mais e as pressoas começarem a vender mais. A gente vai ver que a economia vai dar um salto que eu diria importante”, completou.
Lula também mandou um recado aos seus ministros, dizendo que eles precisam ser otimistas e apostar neste governo, com discursos que atraiam investidores para o país. “Se a gente ficar apenas lamentando aquilo que a gente acha que não vai acontecer, ninguém vai investir em cavalo que não corre”, afirmou o presidente. “Nosso papel é apostar de que este país vai dar certo e vai produzir mais do que aquilo que algumas pessoas estão esperando”.
Apenas o início da reunião ministerial desta segunda-feira foi transmitida, mas Lula disse que, ao final, algum porta-voz do governo vai reportar à imprensa o que foi discutido.