Por Sheyla Santos
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta sexta-feira (11) que o governo precisa de mais de R$ 20 bilhões para concluir as obras da usina nuclear Angra 3, que está mantida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ainda que subordinada a estudos ambientais.
“Os equipamentos comprados para aquela obra [de Angra 3] já têm 20 anos de comprados. Nós precisamos de mais R$20 bilhões para concluir aquela obra”, disse Costa em entrevista há pouco à CNN Brasil.
Além de Angra 3, Costa afirmou que a rodovia BR 319 e a linha férrea que liga o Mato Grosso ao Pará, Ferronorte, precisam ser estudadas para viabilidade técnica e econômica e são obras de forte sensibilidade ambiental.
Segundo o chefe da Casa Civil, o governo ainda irá formar um grupo de trabalho com especialistas que farão um relatório técnico. “Só depois [do relatório], nós confirmaremos ou não a transferência dessa rubrica de projeto de estudo para a obra propriamente dita”.
CORRUPÇÃO
Perguntado sobre a possibilidade de corrupção nas obras do PAC, Costa afirmou que o governo irá trabalhar com “absoluta transparência” e forte monitoramento, o que incluirá até o uso de câmeras e drones.
“Em todas as obras teremos câmeras 24 horas por dia. Vamos colocar nos editais, mesmo em obras de ferrovias, de estradas, que tenhamos imagens com drones para que a gente tenha mensalmente, quinzenalmente, o andamento físico dessas obras”, antecipou. Ele também ressaltou o trabalho em parceria com órgãos de controle como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para ajustar eventuais “riscos existentes”.