Ministra do Turismo deve ser a primeira do governo Lula a cair

Política não tem conseguido atrair votos da base parlamentar

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Sheyla Santos

Daniela Carneiro, ministra do Turismo e esposa do prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, deverá ser o primeiro nome a cair entre os ministros de Lula. O casal apoiou o presidente em uma área com forte atuação da milícia na Baixada Fluminense, onde Luiz Inácio Lula da Silva encontrava resistência política.

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse em entrevista à GloboNews, Carneiro tem feito um bom trabalho à frente da pasta, o que tem sido notado pelo presidente Lula.

No entanto, o que corre nos bastidores é que a ministra não tem conseguido atrair votos da base parlamentar do Rio de Janeiro, o que atravanca a governabilidade no Congresso Nacional.

A seguir, confira as notícias do mundo político que podem ter algum impacto hoje nos mercados. Para mais informações, siga a cobertura dos principais acontecimentos nos terminais Mover e TC Economatica.

MANCHETES DOS JORNAIS

Valor Econômico: Inflação menor e regra fiscal derrubam juro futuro

O Estado de S. Paulo: Plano para mercado de carbono atinge mais a grande indústria

O Globo: Ipec: 37% avaliam governo Lula como ótimo ou bom após cinco meses

Folha de S.Paulo: Planos de saúde ressarcem só 40% dos gastos no SUS

DESTAQUE DO DIA

Nesta sexta-feira, a agenda política está esvaziada por conta do feriado de Corpus Christi.

ECONOMIA

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, senador Vanderlan Cardoso (PSD), confirmou à Mover que a sabatina dos indicados do governo às diretorias do Banco Central, Gabriel Galípolo (Política Monetária), e Ailton Aquino (Fiscalização), já tem data confirmada — 27 de junho. Caso os nomes sejam aprovados pela manhã, os dois serão avaliados no plenário do Senado no mesmo dia à tarde. (Mover)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) criou na quarta-feira (7) um painel sobre focos confirmados de Influenza Aviária. A previsão é de que as atualizações sejam realizadas duas vezes ao dia, às 13h e às 19h. O dado mais recente disponível nesta sexta-feira pela manhã é o de que há 30 focos (investigações com resultado laboratorial positivo) de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no país e sete investigações ainda estão em andamento. Ao todo, a pasta já realizou 1.269 investigações.

POLÍTICA

Partidos da base de Lula — PT, Rede, União Brasil, PSOL e PDT — têm tentado alterar mais as medidas provisórias editadas pelo governo Lula do que na época de Jair Bolsonaro. O levantamento do fogo amigo, com divergências na base governista, mostra o tamanho da crise de articulação do governo. Ao todo, os partidos da base estão no comando de 16 ministérios. (Estadão)

Pesquisa Ipec/O Globo aponta que 37% dos entrevistados avaliam o governo Lula como ótimo ou bom, queda de quatro pontos percentuais em relação a março deste ano. Um cruzamento da mesma pesquisa destaca que uma pequena parte dos eleitores satisfeitos com o governo Lula 3 vem da base de eleitores de Jair Bolsonaro. A maioria desse segmento(56%), no entanto, avalia a atual gestão como ruim ou péssima. (O Globo)

AGENDA

O presidente Lula não tem compromissos agendados nesta sexta-feira.

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, não cumpre agenda pública nesta sexta.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não divulgou agenda.