Por Bruno Andrade
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebe o líder argentino Alberto Fernández nesta segunda-feira (26). O encontro deve acontecer a partir das 12 horas.
No Palácio do Planalto, eles tratarão dos principais temas da agenda bilateral e, em seguida, participam de um almoço no Palácio Itamaraty, às 13h30.
Lula tem buscado articular iniciativas de ajuda aos países vizinhos, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras. Além disso, o presidente busca auxiliar o país de Fernández que enfrenta uma nova grave crise econômica, com desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação argentina chegou a 104% ao ano.
O números ruins da economia podem fazer com que o partido de Fernández seja derrotado nas urnas no final do ano e Lula busca evitar a derrota de um aliado da esquerda na região.
Ainda assim, Fernández disputará a reeleição. Ele desistiu de concorrer ao cargo após brigar com aliados de sua vice, Cristina Kirchner. O potencial candidato da esquerda é o atual ministro da economia, Sergio Massa.
O primeiro turno da eleição presidencial da Argentina está previsto para 22 de outubro. Se a eleição não for definida de primeira, a segunda etapa deve acontecer em 19 de novembro.
Desde janeiro, Lula e Fernández encontraram-se quatro vezes. Além da posse de Lula, em janeiro, o presidente brasileiro fez uma visita oficial à Argentina na sua primeira viagem internacional.
Já Fernández veio outras duas vezes a Brasília – uma para se reunir diretamente com o presidente da República, em maio, e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.