Lula diz querer reativar indústria naval do Rio com investimentos da Petrobras e BNDES

Lula fez os comentários durante na inauguração de um centro de saúde no Rio

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Machado da Costa e Stéfanie Rigamonti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, nesta segunda-feira, retomar a indústria naval do Rio de Janeiro por meio de investimentos da Petrobras e financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no setor produtivo.

“A Petrobras vai voltar a investir aqui, o BNDES vai voltar a fazer investimentos no setor produtivo, e a gente vai voltar a construir navios outra vez nos estaleiros aqui no Rio de Janeiro. A gente vai recuperar também a indústria de óleo e gás deste país”, afirmou Lula na inauguração de um centro de saúde na capital fluminense.

Mais cedo, na cerimônia de posse do novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante (PT), Lula criticou o fim da Taxa de Juros de Longo Prazo do BNDES, e questionou se a medida era uma forma de conter os financiamentos de longo prazo pelo banco. A TJLP, que foi substituída em 2018 pela Taxa de Longo Prazo, era calculada e divulgada trimestralmente pelo Conselho Monetário Nacional, e criava distorções e subsídios que eram criticados pelo mercado por ficarem abaixo do custo de financiamento do Tesouro Nacional.

Durante a cerimônia de posse de Mercadante, Lula também atacou novamente a independência do Banco Central e o patamar atual da taxa básica de juros Selic, que está em 13,75% ao ano. “A taxa de juros não combina com a necessidade de crescimento do país”, afirmou.