Por Simone Kafruni e Stéfanie Rigamonti
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse, nesta quinta-feira, que a usina binacional de Itaipu precisa contribuir para o desenvolvimento do Brasil e compartilhar parte do seu dinheiro com o povo.
Lula reforçou, na cerimônia de posse do diretor-geral brasileiro da usina binacional Itaipu, Enio Verri (PT), o que tem dito sobre estatais como Petrobras, Banco do Brasil e Itaipu: as empresas serão usadas para políticas públicas.
“Itaipu não produz energia, produz dinheiro”, afirmou Lula. Em seu discurso, ao ser empossado, Verri corroborou a ideia e garantiu que a usina voltará a colaborar com o governo por meio de recursos. “Itaipu vai colaborar com programas sociais do governo”, afirmou.
O presidente Lula reforçou o compromisso de fortalecer o Mercosul e destacou que Brasil e Paraguai estão mais maduros para manter uma relação cordial e trabalhar no novo tratado da usina. A revisão dos termos financeiros relacionados à hidrelétrica de Itaipu por parte dos dois países está marcada para este ano.
Segundo o presidente, o Brasil tem que combinar seu crescimento econômico com o dos países parceiros. “O Brasil tem a responsabilidade de fazer com que outros países cresçam junto com o nosso”, disse.