Lula diz que Israel se comporta como terrorista ao atacar mulheres e crianças

Presidente defendeu a existência de um estado palestino e outro judeu

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Simone Kafruni

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta terça-feira novas críticas à retaliação de Israel aos ataques do grupo Hamas e comparou os bombardeios na Faixa de Gaza ao terrorismo. Lula também falou sobre o segundo turno das eleições argentinas, no próximo domingo, e convocou os eleitores do país vizinho a pensarem no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Em sua live semanal “Conversa com o presidente”, Lula disse que o Brasil sempre defendeu a criação de dois estados, o judeu e o palestino. “Temos que garantir a criação do estado Palestino para que todos possam viver em paz”, afirmou.

Segundo o presidente, Israel quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá. “O comportamento de Israel, atacando crianças e mulheres, se equivale ao terrorismo. É preciso que a [Organização das Nações Unidas] ONU convoque alguma coisa especial. Essa guerra não tem fim”, afirmou, destacando que a “ONU de 1945 não vale mais nada em 2023”.

ELEIÇÕES ARGENTINAS

Apesar de ter dito que não pode falar das eleições argentinas, por ser um direito soberano dos eleitores daquele país, Lula deu sua opinião sobre o pleito. “A Argentina e o Brasil precisam estar juntos, sem divergências. São os principais parceiros comerciais [na América Latina]”, lembrou.

“Os eleitores têm que pensar na criação de um bloco comercial importante. O mundo está dividido em blocos. Nós precisamos estar juntos”, destacou. “Eleitores argentinos: pensem em qual América do Sul querem criar, em qual América Latina, pensem no Mercosul”, convocou.

EDUCAÇÃO

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), participou da live com o presidente e falou sobre a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que o governo está chamando de Desenrola Educacional.

Segundo Santana, 1,2 milhão de estudantes estão endividados e poderão acessar o programa para quitar seus débitos. “Quem tiver dívidas com o Fies pode procurar a Caixa e o Banco do Brasil para pagar com descontos”, disse o presidente Lula.

(SK | Edição: Gabriela Guedes | Comentários: equipemover@tc.com.br)