Por Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o papa Francisco nesta quarta-feira (21) e discutiu uma série de preocupações comuns, incluindo paz, pobreza, desigualdade e meio ambiente, informou o Vaticano.
“Houve uma troca positiva de pontos de vista sobre… tópicos de interesse comum, como a promoção da paz e da reconciliação”, disse o breve comunicado. Ressaltando esse sentimento, o papa deu a Lula uma escultura de bronze com a inscrição: “A paz é uma flor frágil”.
Embora o Vaticano não tenha mencionado especificamente a invasão da Ucrânia pela Rússia, Lula deixou claro antes da reunião que a busca pelo fim da guerra era uma prioridade. O papa Francisco e Lula têm pedido repetidamente o fim dos combates e se apresentado como potenciais mediadores da paz.
“Ambos (Rússia e Ucrânia) acreditam que podem vencer militarmente. Não concordo. Acho que poucas pessoas estão falando de paz”, disse Lula ao jornal Corriere della Sera em entrevista publicada nesta quarta. O Vaticano disse que os dois líderes também discutiram o respeito aos povos indígenas e a proteção do meio ambiente.
Lula tomou posse no início do ano com a promessa de intensificar os esforços para acabar com o desmatamento na Amazônia, após anos de destruição crescente sob seu antecessor Jair Bolsonaro. No início deste mês, seu governo delineou planos para eliminar o desmatamento ilegal na floresta até 2030.
Lula se reuniu com vários líderes italianos durante sua breve visita a Roma, incluindo a primeira-ministra Giorgia Meloni e o presidente Sergio Mattarella. Ele viaja para Paris na quinta-feira (22) para participar de uma cúpula financeira global.