Lula critica Campos Neto: ‘Vamos continuar brigando’

Petista voltou a reclamar do líder do Banco Central

Ricardo Stuckert/PR e Lula Marques/Agência Brasil
Ricardo Stuckert/PR e Lula Marques/Agência Brasil

Por Simone Kafruni

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta sexta-feira (1º), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a quem chamou de “o cidadão do BC”, por conta dos juros altos. “Ele precisa baixar os juros, vamos continuar brigando”, afirmou, durante cerimônia do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE).

“Espero que os economistas e o senhor presidente do Banco Central estejam assistindo este ato, porque essa gente precisa entender que o dinheiro tem que circular”, destacou, após desistir de ler o discurso pronto e improvisar.

“Não pensem que eu acho que o juro está baixo. O juro tá alto, precisa baixar. O cidadão do BC precisa saber que tem que baixar os juros. Ele não foi indicado por nós. Não conversa comigo”, insistiu Lula.

LEIA TAMBÉM -> Confira a coluna “Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, é o Malvado Favorito de Lula”

Segundo o presidente, a economia do Brasil vai crescer, mas precisa ser distribuída e para isso os bancos públicos têm um papel importante. “Existem milhões de homens e mulheres que querem empreender. Quem pode ajudá-los, senão o Estado com seus bancos públicos”, disse.

“Caixa, Banco do Brasil, Basa [Banco da Amazônia], BNB e BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social] só fazem sentido se for para fazer diferente dos bancos privados”, ressaltou. “O povo trabalhador não gosta de dever, não podemos ter medo de emprestar”, disse.