Lula chama conflito no Oriente Médio de ‘genocídio’

Presidente diz que negociará libertação de brasileiros com o Catar

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Sheyla Santos

Brasília, 25/10/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom sobre o conflito no Oriente Médio nesta quarta-feira e afirmou que a guerra que envolve Israel e o grupo terrorista Hamas na região da Palestina é um “genocídio” que já matou quase duas mil crianças.

Em evento que ocorreu mais cedo no Palácio do Planalto, Lula afirmou que irá telefonar ainda hoje para o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, para negociar a liberação de brasileiros que estão presos em Gaza – país árabe é um dos intermediadores em conversas com o Hamas.

Entre outros assuntos abordados na reunião de instalação do Conselho da Federação, que reuniu governadores e prefeitos em Brasília, Lula também acenou positivamente à Câmara dos Deputados e ao Senado, ressaltando que é o Executivo que depende do Legislativo, e não o contrário. O presidente afirmou que as crises mais recentes de seca no Amazonas e a escalada da violência no Rio de Janeiro não serão tratados pelo governo como problemas dos estados, mas do país.

(SS | Edição: Gabriela Guedes | Comentários: equipemover@tc.com.br)