Patrícia Vilas Boas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou nesta terça-feira o decreto que cria o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. Ambos servirão para a promoção de políticas públicas com a participação de movimentos e entidades da sociedade civil.
“Quero que vocês saibam que estão participando e que esse conselho vai servir para ajudar a gente a reconstruir ou construir coisa nova, uma participação popular efetiva e que vocês sejam tratados em igualdade de condições”, disse Lula durante cerimônia de assinatura do decreto.
Tanto o conselho quanto o sistema serão coordenados pela Secretaria-Geral da Presidência, do ministro Márcio Macêdo.
Em discurso às entidades presentes na cerimônia, Lula comentou o encontro que teve na véspera com o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, e suas preocupações com a Amazônia.
Scholz chegou no Brasil na segunda-feira, 30, durante uma viagem pela América Latina que visa reforçar os laços democráticos, o comércio com países sul-americanos e diminuir a dependência alemã dos insumos da China. O chanceler já havia visitado anteriormente Argentina e Chile.