Por Simone Kafruni
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao estrear, nesta terça-feira (13), o programa Conversa com o Presidente, revelou que o governo quer um levantamento de todas as terras improdutivas para assentar agricultores familiares e anunciou para julho o lançamento do novo programa de obras de infraestrutura, que vem prometendo desde o início do governo. Assista:
No programa, comandado pelo jornalista Marcos Uchôa, Lula afirmou que pediu ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apresente “a totalidade das terras improdutivas em cada estado do país”. “Em torno disso, vamos fazer os assentamentos necessários com tranquilidade”, disse.
“É essa reforma agrária que queremos, para assentar quem quer trabalhar e incentivar a agricultura familiar, que gera muitas oportunidades de trabalho”, ressaltou. Segundo o presidente, o país precisa criar um estoque regulador de alimentos. “Para os pequenos produtores, temos que garantir preço mínimo”, assinalou.
Lula ressaltou que seu governo pretende apoiar a agricultura familiar sem descuidar do agronegócio. “Eu nunca tive problema com o agronegócio. Nos meus governos, as máquinas do setor eram financiadas com juros de 2% ao ano. Hoje, pagam de 14% a 18% ao ano”, destacou.
Lula também reforçou que deve lançar em julho o novo programa de grandes obras de infraestrutura, equivalente ao que foi o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado em 2007 no segundo mandato do presidente.
O programa Minha Casa Minha Vida, retomado e cuja medida provisória já foi aprovada na Câmara dos Deputados, não deve focar apenas pessoas de baixa renda, segundo o presidente. “Precisamos fazer também para a classe média”, afirmou.
Por fim, Lula disse que um mandato é pouco tempo para fazer tudo o que pretende. “Quinta-feira terei uma reunião ministerial para cobrar pressa aos meus ministros.”