Por Bruno Andrade
A isenção fiscal para as locadoras de veículos deve ser revista, disse o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em entrevista à BandNews nesta quinta-feira (6).
A fala aconteceu após o ministro ser questionado se acabaria com a isenção tributária do setor de eventos recebida durante a pandemia. “No caso de eventos foi uma coisa trágica, sob pretexto de beneficiar esse segmento, acabaram estendendo a lista para uma enormidade de empresas que tiveram um aumento de vendas durante a pandemia”, disse.
Um dos setores, apontados por Haddad, e que merece ser revisto, é o segmento de locação de veículos. “Como que uma locadora de automóveis tem que ser beneficiada pelo setor de eventos, o que tem a ver uma coisa com a outra”, afirmou o Ministro.
Haddad não deu detalhes sobre como será essa revisão e quando ela começará. O Ministro também confirmou que a tributação dos fundos exclusivos — que possuem um único ou um grupo restrito de cotistas — será discutida no segundo semestre.
Ele comentou que há uma forte necessidade de rever esses incentivos para recuperar o orçamento. “Como é que alguém tem a coragem de preferir cortar da saúde, da educação e do salário mínimo, ao invés de fazer com que, quem não paga, passe a pagar o que seria justo?”, questionou Haddad.