Por Stéfanie Rigamonti e Luciano Costa
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou nesta sexta-feira a criação imediata de um Grupo de Trabalho que estudará o aumento do teor do etanol anidro na gasolina, de 27% para 30%.
Durante evento de abertura da safra mineira de açúcar e etanol, Silveira disse que esse aumento de etanol na mistura deve ser gradual, com previsibilidade, transparência e diálogo, para garantir “economia e preços estáveis para o consumidor”.
Silveira afirmou que a indústria sucroenergética é prioridade do governo federal. “O aumento do teor de etanol vai, sem dúvida, contribuir para a segurança energética do nosso país, com a redução da importação de gasolina, e com a transição energética pela redução da emissão de gases de efeito estufa”, declarou.
O ministro do MME também anunciou que o governo enviará semana que vem ao Congresso o projeto de lei “Combustível do Futuro”, programa de incentivo do etanol e de biocombustíveis, além do bioquerosene de aviação.
Silveira também disse que tem como meta aumentar a produção de biometano para mais de 50 milhões de m³ por dia até 2032.
Antes desses anúncios, Silveira aproveitou sua passagem por seu estado natal para acenar às mineradoras, dizendo que o governo se compromete a destravar o setor mineral brasileiro.
“Vamos fazer com que a mineração legal, sustentável, sob pilares importantes do desenvolvimento e da transição energética, possa gerar riqueza para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro”, afirmou.
Por fim, Silveira comemorou a redução de preço do diesel pela Petrobras nesta sexta-feira.