Alckmin diz que fornecimento de energia será normalizado em poucas horas

Apagão impactou todo o País nas últimas horas

Paulo Pinto/Agência Brasil
Paulo Pinto/Agência Brasil

Por Sheyla Santos

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), afirmou a jornalistas que, em poucas horas, o fornecimento de energia elétrica deverá estar normalizado no país. Segundo ele, a região Norte é a mais prejudicada até o momento pelo apagão de energia.

“Nós tivemos hoje, às 8h30, uma perda de carga de 16 megawatts, mas já está sendo recuperado. Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, 100% normal. O Nordeste já recuperou 80%, e está recuperando rápido, e a região Norte mais de 40% . A gente deverá em poucas horas, se tudo correr bem, estar tudo normalizado”, afirmou.

O vice-presidente disse que a causa do apagão ainda será investigada e elogiou a rapidez do Ministério de Minas e Energia e seus técnicos. “A recomposição está sendo rápida”, avaliou Alckmin.“Conversei com o substituto Efrain [Cruz], secretário-executivo [do Ministério de Minas e Energia], que está indo bem. Estão com um problema em Imperatriz [Maranhão], mas já estão debruçados lá sobre o problema”, afirmou.

O chefe do MME, Alexandre Silveira (PSD), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornam hoje de Assunção, no Paraguai, para Brasília. Os dois estiveram presentes na posse de Santiago Peña, presidente eleito no país.