Por: Artur Horta
A seguir, os destaques da teleconferência de resultados do terceiro trimestre do GPA, com comentários do CFO Rafael Russowsky, e do CEO Marcelo Pimentel.
O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) vai usar dinheiro da venda de ativos para recomprar parte da sua dívida, especialmente a mais cara, disse o CFO Rafael Russowsky. “Com a continuação do plano de alavancagem, a gente espera que possa pagar a dívida estrutural”, afirmou. A companhia encerrou o terceiro trimestre com alavancagem de 5,4 vezes a relação dívida líquida sobre EBITDA pós-IFRS 16, segundo o BTG Pactual.
O Pão de açúcar também espera vender sua participação de 13,3% na varejista colombiana Éxito até o fim do ano por cerca de R$800 milhões. A quarta maior varejista de alimentos do Brasil também possui R$500 milhões em ativos que espera “monetizar nos próximos meses”, segundo Russowsky.
De acordo com o CEO Marcelo Pimentel, a empresa está comprometido com a expansão das lojas Minuto Pão de Açúcar, que possuem um formato de proximidade com o consumidor de produtos “premium”. Pimentel disse que o formato tem tido maturação acima da esperada e mais cedo do que o previsto.
️Pimentel ressaltou, no entanto, que o GPA não vai “abrir lojas por abrir”, para garantir a qualidade dos estabelecimentos e continuar buscando os melhores pontos de venda.