Por: Machado da Costa e Artur Horta
São Paulo, 24/1/2023 – Cotado para presidir a Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT) deverá indicar seu antigo sócio Sergio Caetano Leite para a diretoria financeira da estatal, disseram ao Scoop duas fontes a par do assunto.
Caso se concretize, a nomeação de Leite deve assegurar o alinhamento ainda maior entre a petroleira e o Palácio do Planalto. “A escolha significa que os diretores da Petrobras seguirão a mesma linha de pensamento de Prates”, afirmou uma das fontes, que pediu anonimato para falar sobre o tema.
Prates tem defendido que a maior petroleira da América Latina volte a ser uma gigante integrada, com autossuficiência em refino e papel relevante no desenvolvimento nacional e na transição energética para matrizes renováveis, em linha com o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a estatal.
“Significa também um não-alinhamento com o Ministério de Minas e Energia, pois Prates tem negociado as indicações diretamente com o presidente Lula, sem que nada tenha passado pelo ministro da pasta, Alexandre da Silveira (PSB)”, disse outra fonte.
Administrador de empresas e mestre em economia, Caetano Leite é o atual subsecretário do Consórcio Nordeste – autarquia formada pelos nove estados da região brasileira – e foi sócio de Prates na Experto Consultoria em Petróleo e Gás, onde trabalhou de 2002 a 2007. O currículo do possível futuro CFO da Petrobras carrega ainda passagens por uma gestora de recursos, uma corretora de valores e conselhos de empresas.
*Esta reportagem foi publicada primeiro no Scoop, às 15:05, exclusivamente aos assinantes do TC. Para receber conteúdos como esse em primeira mão, assine um dos planos do TC.