Relator da Reforma Tributária no Senado defende trava de carga tributária sobre o PIB

O presidente do Senado externou seu desejo de eventuais mudanças no texto

Reuters News Brasil
Reuters News Brasil

Por Reuters

O relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), defendeu nesta segunda-feira que seja incorporada uma “trava” para a carga tributária em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).

Para o relator, que participou de evento de grupo de líderes empresariais, o Lide, a trava deveria constar em seu parecer da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma para que possa ser incorporada pelo texto constitucional.

Na última semana, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu um teto para a alíquota a ser unificada após a aprovação da reforma e afirmou que essa era a ideia do relator.

A proposta foi de imediato considerada complicada pelo secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, apontando para os riscos de uma limitação da alíquota criar problemas fiscais para a União, Estados e municípios.

Nesta segunda, no mesmo evento de Braga, Pacheco reafirmou sua posição, embora tenha reconhecido que ela não conta com o aval do Ministério da Fazenda.

O presidente do Senado externou seu desejo que eventuais mudanças no texto da reforma tributária em tramitação na Casa sejam negociadas e acordadas com Câmara para acelerar a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

O senador aproveitou evento do grupo de líderes empresariais Lide para voltar a defender um teto para a alíquota a ser adotada com a aprovação da proposta.